A Ortopedia é a parte da veterinária que cuida da saúde do aparelho locomotor dos animais. Devemos prestar atenção a possíveis alterações ortopédicas que acometem o sistema osteomuscular: ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões. Dentre os principais sinais clínicos estão: claudicação (mancar), incapacidade de locomoção, apresentando dor e tremores. Podemos também citar as afecções secundárias a traumas, podendo causar fraturas ou luxações, nesses casos a intervenção precoce está diretamente relacionada a melhor evolução do paciente.
Os cães também podem apresentar perda de apetite, evitar apoiar-se em algum membro específico, ter dificuldade para urinar levantar ou deitar, se morder ou lamber excessivamente, ter dor ao se movimentar, não passar muito tempo na mesma posição, e o principal apresentar dificuldades ao andar.
Existem algumas raças de cães que possuem uma maior tendência a ter problemas ortopédicos: Maltês, Poodle, Pinscher, Yorkshire, Dachshund, Rotweiller, Dogue Alemão, Pastor Alemão, Golden Retriever e o Labrador.
O diagnóstico e tratamento podem ser complexos, necessitando de um profissional experiente e de uma estrutura de qualidade para a melhor resolução.